Menu
em

Ao tomar uma decisão que considero correta, recebi várias críticas dentro da empresa. O que devo fazer?

Informações

Cada vez que tomamos uma decisão estamos escolhendo um entre vários caminhos possíveis, uma entre várias alternativas possíveis. Assim, tomar uma decisão é antes de tudo declinar de caminhos que possam interessar a uns ou a outros, para buscar o caminho que tente de alguma maneira respeitar a sua escala de valores e também respeitar o senso comum dentro de uma sociedade. A grande questão é que quando somos criticados pela decisão que tomamos devemos analisar também o grau de informações, o grau de acesso que as pessoas têm a respeito da situação onde a decisão foi tomada.

*****

Aceitação

Em plena crise, tomar uma decisão às vezes difícil como de redução de funcionários, redução de carga horária ou até mesmo suspender contatos de trabalho é uma decisão que nem sempre será entendida e muito menos poderá ser aceita por todos dentro da empresa por um motivo simples. Às vezes o que nós utilizamos como informação para uma tomada de decisão não pode ser sequer ser compartilhada, publicitada, com as pessoas que estão recebendo as consequências daquela decisão. Então, a gente começa a perceber e aprender que no mundo corporativo é assim: quanto mais a gente trabalha, mais a gente quer crescer e para crescer a gente recebe mais responsabilidades e mais poder, poder de tomar decisões.

*****

Acesso

Porém, ao tomar uma decisão, automaticamente eu estou eliminando o compartilhamento, a sociabilização de todas as informações envolvidas. Quanto mais crescemos mais sozinhos ficamos para arcar com as consequências da incompreensão, fruto do não acesso que algumas pessoas terão a todas as informações que você como gestor tem para tomar a sua decisão. Resumindo, entender que uma decisão é correta quando ela passa pelo senso comum e também respeita a escala de valores tanto do profissional quanto da empresa é um bom caminho para se acostumar a não agradar a todos e ficar com a consciência tranquila. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile