Menu
em

Agir com otimismo diante dos problemas não é falsear a realidade?

Sem falsear a realidade

Algumas pessoas confundem agir com otimismo com falseamento da realidade. Agir com otimismo significa analisar todas as variáveis que compõem a situação. E ainda, é tentar identificar dentro de toda a problemática instalada, se há algo bom, se há algo que pode diminuir o impacto negativo ou pode pelo menos amenizar o prejuízo. Isto é agir com otimismo, mas olhando para a realidade. Agir falseando a realidade é querer não enxergar o dano real. É querer dizer, diminuir a intensidade dos aspectos negativos e supervalorizar os aspectos positivos que eventualmente existam.

 

*****

Tudo tem solução

Trago o exemplo de uma pessoa que está dirigindo por uma estrada e bate o carro em alta velocidade. Ainda bem que nenhuma pessoa se machuca, apenas algumas escoriações leves. Entretanto, o dano material do carro foi significativo e o que é pior a pessoa é culpada pelo acidente e não tem segurado o automóvel, o que significa naquele momento uma perda total do patrimônio investido no carro. A pessoa que é otimista vai analisar que, pelo menos as pessoas que estavam envolvidas no acidente não sofreram danos mais graves, não sofreram lesões significativas e não houve mortes. Para ele, quem tem saúde tem capacidade para reverter a situação, trabalhar muito para arcar com os prejuízos e reconstruir a vida comprando um novo carro.

 

*****

Não se iludir

Já quem gosta de falsear a realidade começa a criticar o carro dizendo que já estava na hora de trocá-lo, que não era um bom carro e que não deveria mais estar com ele. E agora, comprar outro vai ser extremamente fácil, não haverá tanto esforço assim como para comprar este que acabou de bater. A pessoa otimista enxerga o dano e enxerga o esforço necessário, mas o que falseia a realidade tenta iludir a si mesmo, como se isso fosse o caminho correto. Por isso lembre-se: agir com otimismo sempre, mas nunca alterando a realidade.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile