Menu
em

Afinal de contas: a pressa não é inimiga da perfeição?

Mudança nos conceitos

Todos cresceram ouvindo um ditado popular afirmando que a pressa é inimiga da perfeição. E algumas pessoas começam a questionar se esse ditado, numa época em que todos têm de dar respostas rápidas, ainda vigora. Costumo responder a esse questionamento que a pressa é sim inimiga da perfeição. A diferença é que mudou o conceito de perfeição quando o assunto é atitude de um profissional dentro de uma empresa.

 

*****

Resultado é o que importa

Algumas pessoas entendem que perfeição é eliminar por completo qualquer vício, qualquer erro que aconteça numa decisão. Entretanto, o conceito de decisão dentro de uma organização é bem diferente. Perfeição é usar o menor número de recursos possíveis para obter o mesmo resultado. Imagine duas situações distintas. A primeira, daquele profissional extremamente meticuloso que faz questão de somente entregar um serviço, uma atividade, quando ela está 100% perfeita, mas existe o funcionário B.

 

*****

Menos recursos utilizados

Esse funcionário é uma pessoa que não se preocupa em fazer a coisa tão perfeita, mas em entregar o mesmo resultado para o cliente. E aí vem a pergunta. Será que o cliente queria resultado ou queria a perfeição do funcionário? Algumas vezes o excesso é tão prejudicial quanto a ausência do cuidado. Por isso, meu amigo, preste atenção. A pressa é sim inimiga da perfeição, porém o conceito de perfeito é que mudou. Perfeito é aquele que oferece o mesmo resultado com o menor recurso utilizado. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile