no ,

 A PRAÇA DA CATEDRAL

 

 

Primeira parte: A PRAÇA, ONTEM.

Carlos Mendes Fontes Neto

A nossa Praça Mal. Floriano Peixoto, ponto emblemático da cidade, marco do local onde a cidade surgiu e que até hoje ocupa um lugar de destaque na vida dos cidadãos ponta-grossenses. E quando quatro anos atrás nosso olhar caiu sobre o sumiço de uma placa do obelisco do centenário, despertou em nós a curiosidade sobre vários aspectos.

Se, de início, era uma área frontal à antiga igreja matriz onde os animais eram soltos, à medida que a cidade evoluiu sofreu as transformações que acompanhavam o desenvolvimento social e econômico. Foi palco de acontecimentos, festividades e ajudou a escrever nossa história. Foi ali que se erigiu um portal festivo por onde o imperador foi recepcionado em 1880. Foi palco de retretas no seu coreto desaparecido, local das festividades religiosas, marcou o centenário e o sesquicentenário de nossa fundação. No seu entorno, a cidade foi se desenvolvendo. Ali ao seu lado, a antiga casa comercial de Juca Pedro (a mais antiga da cidade). A casa do Barão de Guaraúna, mais tarde da casa da Baronesa no outro lado. Do centenário Clube Pontagrossense e do Tribunal de Justiça…

Ao mesmo tempo ficou marcada como a praça da catedral, cuja imagem, sempre esteve ligada à arquitetura da edificação que durante boa parte do século XX dominou a cidade até sua triste demolição. Através das fotos percebemos e evolução e a riqueza singela da praça da catedral. Elementos que pouco a pouco foram sendo suprimidos e substituídos até sua conformação atual. Mas isso é uma consideração para a segunda parte onde avaliamos uma possível revitalização do espaço.

*Mestrando em Planeamento e Projecto Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

**Fotos do acervo do autor

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Retiturbo/América é campeão da Copa Ponta Grossa

“O Fantástico Circo de Papel” chega em Ponta Grossa com espetáculo gratuito