em

A arte de negociar é um dom ou pode ser aprendida por um profissional?

Todos negociam

Para algumas pessoas, negociar é uma espécie de dificuldade intransponível, uma espécie de problema eterno que nunca vai ter solução. Acontece que as pessoas negociam desde crianças. Uma criança negocia com a sua mãe quando chora e troca o silêncio pela amamentação, pela troca das fraldas, pelo conforto do colo. Depois as crianças evoluem e começam a negociar com os pais pela insistência: eu quero, eu quero, eu quero, até que finalmente o pai ou a mãe acabam cedendo. Por fim, os jovens começam a negociar o tempo inteiro as relações amorosas que tem.

 

*****

Dom natural

Depois o ser humano passa a negociar no casamento, as concessões dos privilégios que cada um concede ao outro. E, na melhor idade, quando a velhice chega, os pais também concedem aos filhos a compreensão de que eles, filhos, já tem a divisão do seu tempo entre cuidar dos pais e também da sua própria família. Portanto, negociar está longe de ser um dom. É algo inerente ao ser humano que algumas pessoas conseguem desenvolver mais do que outras. Negociar está longe de ser uma arte inatingível. Para algumas pessoas, basta apenas compreender a diferença entre ceder em uma negociação e sair vitorioso em uma negociação.

 

*****

Ceder é o segredo

Para algumas pessoas ceder significa derrota e a melhor maneira de conseguir ganhar uma negociação é não ceder absolutamente nada. Já, as pessoas que sabem negociar, que desenvolveram esta técnica, têm plena consciência que ceder é a grande arte de negociar. É ceder aqui para ganhar ali. Assim, de forma prática e objetiva, em vez de reclamar que alguns negociam bem, aprenda com eles o grande segredo da negociação: ceder para ganhar.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.