Menu
em

A arte de negociar com estrangeiros


 

Se saber interagir como negociador em nosso próprio país e idioma é uma tarefa que exige muito preparo, imagine fazer negócios em outro país ou participar de rodadas de negociações com estrangeiros de passagem por nossas terras. Para entender melhor sobre o que é necessário para negociar de igual para igual com estrangeiros, conversamos com Giovanna Fernandes, empreendedora na área de idiomas e facilitadora de negócios para brasileiros e estrangeiros.

Falar ou tro idioma qualifica uma pessoa a negociar bem?

Nem sempre. Pelo fato de terem trabalhado em empresas multinacionais e praticarem com alguma regularidade um outro idioma, normalmente o inglês, muitos profissionais acreditam que possuem pleno domínio da língua, mas na hora de fazer negociações com estrangeiros se vêem em apuros e acabam perdendo a oportunidade. É preciso ser estrategista para identificar os interesses dos dois lados e ser ágil o suficiente para a criação de valor que gere situações ganha-ganha. Também é importante harmonizar os objetivos da negociação com as metas da empresa, as quais devem estar bem claras para todos os funcionários envolvidos.

Como se preparar?

Saber distinguir as questões pessoais daquelas relacionadas à negociação profissional. Ter uma boa autoestima e firmeza para não embaralhar a transação em si com o relacionamento. Aproveitar cada fase da negociação para melhorar ainda mais a sua posição. Isso significa estudar e chegar para reuniões e visitas, munido de dados, fatos e propostas. Aproveitar a própria negociação para aprender mais sobre os limites do seu interlocutor.

Como reconhecer possíveis obstáculos a um acordo?

Saber como costurar alianças. Criar a reputação de dignidade e confiança. As negociações são totalmente fundamentadas na confiança e o que se diz se cumpre. Porém, se o profissional não tiver uma ótima comunicação, vocabulário amplo, domínio dos níveis de formalidade e desenvoltura no idioma estrangeiro, dificilmente a negociação será bem-sucedida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile