em

Carambeí registra primeiro foco do mosquito

O Departamento de Vigilância Sanitária de Carambeí confirmou hoje (4) o primeiro foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. A larva estava em um vaso em uma residência. Segundo Adriana Fernandes, coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, no Levantamento de Índice por Amostragem (LIA) foi detectado um percentual grande de criadouros.

 

Divulgação
Foco foi encontrado durante vistoria em terrenos

 

O maior problema no município é o descarte de lixo feito pela própria população em terrenos baldios, onde facilmente são encontrados materiais orgânicos, móveis e sacolas plásticas. “Observamos ainda por pesquisa de campo que os principais criadouros para larvas estão localizados nas residências, existe um grande acúmulo de materiais reciclados em desuso e sem acondicionamento adequado”, frisa a coordenadora.

Adriana lembra que o município desenvolve o programa ‘Troca Saudável’, que incentiva os moradores a trocarem material reciclável por frutas e verduras. Em outra frente, o departamento jurídico da prefeitura está elaborando projeto de lei para enviar à Câmara Municipal prevendo penalidades aos proprietários de lotes que não efetuarem limpeza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.