em

Tecnologia é solução para a 65ª edição dos Jogos da Primavera

Competição ocorrerá em 2020 de forma alternativa

Foto: Luciane Navarro

Tradicional em Ponta Grossa e mais antigo até que o Jogos Abertos do Paraná, o Jogos da Primavera (JEP) chegaram ao segundo semestre de 2020 sem perspectiva de realização. Mas, justamente no contraponto com os 65 anos de tradição, a organização do evento achou uma solução moderna e tecnológica para não deixar o espaço vazio no calendário esportivo.

Em razão da pandemia da covid-19, a 65ª edição terá formato inédito e com somente duas modalidades: ciclismo e jogos eletrônicos. Ambas pela possibilidade de distanciamento entre os participantes.

“As modalidades que compõem os JEP tradicionalmente não serão disputadas e darão lugar a modalidades que são possíveis de serem disputadas, respeitando o distanciamento social”, explica o professor Leandro Martinez Vargas, administrador da Coordenadoria de Desportos e Recreação da UEPG (CDR) e coordenador geral dos Jogos.

Os atletas podem se inscrever nas modalidades: ‘Ciclismo Mountain Bike – contra relógio’, ‘Jogos eletrônicos – Futebol’, ‘Jogos eletrônicos – League of Legends’ e ‘Jogos eletrônicos – Free Fire’.

“Esse novo formato foi pensado visando evitar aglomerações de atletas, dirigentes, torcida e comissão organizadora, em atenção às recomendações das autoridades de saúde pública quanto ao combate à covid-19”, reforça Vargas.

Inscrições e datas

A 65ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera está programada para acontecer entre os dias 16 e 22 de novembro. As inscrições começaram nesta semana e seguem até 25 de outubro pelo site oficial da competição.

História em Ponta Grossa

Os Jogos da Primavera foram criados pelo professor Satyro em 1956. De lá para cá a competição conseguiu ampliar participações e passar por diferentes gerações. Uma média de cinco mil atletas vinha marcando presença nos últimos anos. Eles são estudantes de instituições de ensino públicas e privadas de Ponta Grossa e Região. Além deles, também há assiduidade dos diferentes cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Nos eventos mais recentes, as modalidades mais comuns eram atletismo, basquetebol, futebol de campo, futebol society, futebol de salão, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Em 2020, por conta do coronavírus, a redução será significativa, mas os Jogos permanecem ininterruptos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.