A partir do mês de março, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixa de ter versão física e passa a ser somente digital. Para acessar ou criar sua carteira é necessário realizar o cadastro no site do Ministério do Trabalho e Emprego (https://servicos.mte.gov.br/) e baixar o aplicativo na loja virtual – Apple Store para Iphone e Play Store para Android -, ou acessar o link (https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/). Para aqueles que já tem o cadastro é só baixar o aplicativo e usar o seu login e senha.
Além de acelerar a solicitação do documento, a digitalização da carteira possibilita que o trabalhador tenha acesso a informação de qualificação civil e de contratos através da integração de diversos bancos de dados do governo federal, como também possa solicitar o seu seguro desemprego.
O objetivo da digitalização da carteira de trabalho é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento a mão sempre que for preciso realizar uma consulta. Outro benefício é que o acesso às informações em um único ambiente oferece ao trabalhador a possibilidade de fiscalizar seus vínculos trabalhistas e a integração das bases de dados do Ministério da Economia.
Para poder realizar o cadastro é necessário informar o nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, telefone celular, e-mail e o estado de nascimento. A Carteira de Trabalho e Previdência Social não tem nenhum custo para o trabalhador.