em

Ponta Grosa pode ter capela para velórios de vítimas da covid-19

Novo decreto trará recomendações adicionais para a realização de velórios (Arquivo DC)

O Comitê de Emergência está trabalhando na elaboração de um novo protocolo para a realização de velórios em Ponta Grossa. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a proposta é que seja definida uma capela exclusiva para a realização de velórios para casos covid-19. Os detalhes sobre medidas de prevenção e fiscalização estarão em decreto que deve ser publicado nos próximos dias.

Segundo a prefeitura, o novo protocolo seguirá as prerrogativas da Nota Orientativa do Governo do Estado sobre Recomendações Gerais para Manejo de Óbitos Suspeitos e Confirmados por Covid-19 no Estado do Paraná. Também respeitará orientações do Guia Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus, do Ministério da Saúde.

O assunto vem sendo debatido pelo prefeito Marcelo Rangel, em seu programa de rádio, desde a última semana. Um decreto proibiu a realização de velório de pessoas falecidas na Ala Covid (suspeitos ou confirmados com a doença). Agora, Rangel sugere que isso seja flexibilizado.

“Eu sei o que acontece com uma família que perde um ente querido com covid, porque acompanhei algumas famílias desesperadas para, pelo menos, se despedir pela última vez de um pai, uma mãe, uma avó”.

Para Rangel, o corpo não transmite a doença se houver funeral com segurança, com o caixão lacrado. Portanto, a preocupação é com as outras pessoas. Para isso, medidas já adotadas no decreto anterior devem ser mantidos, a exemplo da restrição do número de pessoas, uso de álcool gel e presença da Guarda Municipal na fiscalização.

Comitê

O Comitê de Emergência (Comitê de Gerenciamento de Ações Governamentais para Prevenção e Defesa contra o vírus SARS-CoV-2 causador da doença Covid-19) foi criado por força do decreto municipal 17.099, de 18 de março de 2020. É composto por sete representantes de diferentes segmentos, três deles em saúde. Eles analisam constantemente a evolução da doença e coordenam ações de resposta.

Decretos

O decreto municipal 17.242 limita o público participante de velórios na cidade. Mas foi somente no último dia 12 que o decreto 17.584 proibiu velório de suspeitos e casos confirmados de covid-19 e estabeleceu outras regras. Também foi estipulada a necessidade de fiscalização da Guarda Municipal nesses casos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.