Mudança no enfoque
Uma reclamação que costuma aparecer cada vez mais no meio corporativo é a do empresário quanto aos jovens profissionais, que não apresentam o mesmo nível de comprometimento com a empresa que os antigos funcionários daquela organização. Na verdade, tanto os jovens quanto os antigos profissionais, costumam apresentar o mesmo nível de comprometimento. A diferença fundamental é que antes o comprometimento era com o processo e hoje o comprometimento é com os objetivos.
Processo
Antigamente um profissional era comprometido com a maneira pela qual a empresa deveria trabalhar, ou seja, o funcionário queria saber como deveria trabalhar, como deveria se comportar no dia-a-dia corporativo. Já hoje, os jovens querem saber apenas o que a empresa está buscando, o que eles devem conquistar para o futuro. E essa forma de pensar faz uma diferença enorme porque se esse jovem não se comprometer com o objetivo da organização fatalmente não haverá processo que o seduza.
Objetivos
Logo, deve-se entender a diferença fundamental entre o comprometimento de antes e de agora. Antes o comprometimento estava com o processo, com a maneira pela qual as coisas eram feitas. Hoje, a nova geração quer saber onde a empresa pretende chegar com aquilo e somente depois é que os jovens profissionais vão discutir a forma de agir. O problema é que nas organizações hoje, se o empresário não sabe dizer exatamente o que quer para o futuro fica difícil despertar comprometimento com os jovens funcionários.