em

Como auxiliar o colega que é explorado pelos ingratos?

Ataque uma causa secundária
Para resolver um problema nem sempre se consegue bom êxito atacando a causa principal. Às vezes é necessário você buscar uma causa secundária, às vezes de pouca importância, mas que pode contribuir muito para resolver a questão. Este é o caso daquelas pessoas que tem colegas que não sabem dizer não no ambiente de trabalho e que por conta disto sempre acabam sendo exploradas por colegas chamados ingratos. São pessoas que sabem apenas tirar proveito da boa vontade alheia.

Cuidado para não destruir a motivação
A causa principal seria estimular este colega a dizer não de maneira direta para os pedidos dos ingratos. Acontece que, ao fazer isto, você pode estar destruindo toda a motivação que o seu colega de boa vontade tem. Em vez de apenas incitá-lo a dizer não, mude de tática e passe a estimulá-lo a auxiliar outras pessoas que merecem, que são gratas, que são verdadeiras. Preencha a necessidade que esta pessoa tem de auxiliar os outros, direcionando esta energia para pessoas boas, pessoas que serão gratas no futuro.

Não repita o erro dos outros
Você deve entender que o colega que ajuda precisa ser protegido contra os ingratos, contra os oportunistas que fazem da sua boa vontade uma espécie de instrumento de servidão. Porém, nunca esqueça, quando você for ajudar também, não espere gratidão por parte do colega que está recebendo ajuda, senão você poderá ser questionado por conta das segundas intenções que tem e aí você estará tentando criticar pessoas que fazem o mesmo que você está fazendo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.