em

Por que o povo japonês serve de exemplo?

Comportamento
O Japão está sendo o foco das notícias em todo o mundo, em virtude do terremoto, do tsunami e das explosões nas usinas nucleares. Porém, afastando-se o foco da tragédia que acometeu o povo japonês, o mundo corporativo deveria voltar seus olhos para as lições que o meio corporativo pode apreender do comportamento deste povo diante da situação ocorrida.

Paciência e disciplina
Por estar situado em região de terremotos freqüentes, o Japão está habituado a planejar e treinar como agir em situações de catástrofes, o que já não acontece com o povo brasileiro. Justamente por essa estratégia é que talvez o número de vítimas tenha sido menor do que poderia ter sido. O comportamento deste povo chama a atenção pela disciplina, pela falta de revolta e pela paciência de recomeçar, de retornar as coisas ao que eram antes da tragédia e talvez até melhor, como o que já se viu em Kobe, cidade destruída por um terremoto em 1995.

Foco nos objetivos
Se o meio corporativo aprender a trabalhar com planejamento, previsão de possíveis catástrofes econômicas, paciência para retornar às origens se algo não der certo no seu planejamento, as empresas e os empresários só terão a lucrar. Como os japoneses, os gestores deveriam aprender a manter o foco nas tomadas de decisões e aprender a trabalhar pelo coletivo sem pensar apenas no individual, sem focar suas energias em lamentar o ocorrido, mas focando na recuperação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.