em

Dicas IRPF 2011 – Parte 6

Dicas lícitas para pagar menos IR.

– Declarar separado

Cito neste caso as declarações de casais que possuem renda tributável elevada, onde poderão, cada um, usufruir do desconto simplificado de 20% ou, no caso da declaração completa, dos benefícios legais em pagamentos e doações efetuados.

– Dividir os bens comuns com o cônjuge

O fato do casal possui um recebimento de aluguel elevado, acima do limite de isenção, faz com que gere imposto a pagar mensal, o chamado carnê leão, mas caso o casal opte por dividir o aluguel em suas respectivas declarações, fica isento do imposto e a incidência da tabela progressiva do IR também tem alíquota reduzida.

– Acrescentar melhorias no imóvel

No decorrer do exercício em que houverem reformas ou melhorias no imóvel próprio, o contribuinte que separar recibos e notas fiscais comprovados poderá acrescentá-los no valor de aquisição do imóvel. Tal situação fará com que o mesmo seja valorizado, e no caso de uma venda, incindirá menos imposto sobre ganho de capital.

– Deixar de pagar IR no futuro sobre herança recebida no presente

Quando se finaliza uma declaração de espólio e se transmite os bens herdados sobre o valor real de mercado faz com que futuramente, no caso de uma venda, o vendedor pague menos imposto. Essa isenção vale para imóveis adqueridos até 1969.

– Abatimento de despesas no livro caixa

No caso de autônomos, todas as despesas relacionadas ao exercício da profissão poderão ser lançadas no livro caixa do imposto de renda, como aluguel, água, luz, telefone comercial, mantenção e materiais de expediente, usufruindo assim de desconto direto sobre os rendimentos tributáveis.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.