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Avaliação de empresas no mercado

Todo e qualquer negócio possui um valor de mercado, seja para o proprietário, para o fisco ou para instituições financeiras no ato de um empréstimo, porém como saber o valor real do mesmo e comprovar tal numerário?

Antes de qualquer coisa, o negócio em questão deve gerar lucro, e o mesmo deve ser comprovado mediante uma contabilidade bem elaborada e de acordo com a realidade da empresa.

Posteriomente ao lucro, deve-se avaliar quais são os ativos da empresa, sejam eles físicos no caso de equipamentos, máquinas e instalações, ou  abstratos, como a marca, a clientela e a história da mesma, os quais dependendo do caso podem ter mais valor de mercado do que toda a infraestrutura. Juntamente com tais itens incluí-se o passivo, sejam impostos, tributos, dívidas, entre outros.

Levando-se em consideração todos os itens anteriores, não existem um “achismo” no momento de elaborar uma proposta de compra ou venda de um negócio, sendo o correto a contratação de profissionais especializados no assunto, sejam eles contadores, advogados, consultores que farão a avaliação real, independente da intenção, sendo apenas uma avaliação para fins pessoais, ou com o intuíto de uma compra ou venda futura.

Enfim, para todos os casos uma contabilidade bem elaborada de acordo com a realidade da empresa, uma estrutura bem organizada, uma carta de clientes fidelizada e um histórico positivo farão toda a diferença para se considerar uma empresa como bem valorizada no mercado.

 

 

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