Mudança nos conceitos
Todos cresceram ouvindo um ditado popular afirmando que a pressa é inimiga da perfeição. E algumas pessoas começam a questionar se esse ditado, numa época em que todos têm de dar respostas rápidas, ainda vigora. Costumo responder a esse questionamento que a pressa é sim inimiga da perfeição. A diferença é que mudou o conceito de perfeição quando o assunto é atitude de um profissional dentro de uma empresa.
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Resultado é o que importa
Algumas pessoas entendem que perfeição é eliminar por completo qualquer vício, qualquer erro que aconteça numa decisão. Entretanto, o conceito de decisão dentro de uma organização é bem diferente. Perfeição é usar o menor número de recursos possíveis para obter o mesmo resultado. Imagine duas situações distintas. A primeira, daquele profissional extremamente meticuloso que faz questão de somente entregar um serviço, uma atividade, quando ela está 100% perfeita, mas existe o funcionário B.
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Menos recursos utilizados
Esse funcionário é uma pessoa que não se preocupa em fazer a coisa tão perfeita, mas em entregar o mesmo resultado para o cliente. E aí vem a pergunta. Será que o cliente queria resultado ou queria a perfeição do funcionário? Algumas vezes o excesso é tão prejudicial quanto a ausência do cuidado. Por isso, meu amigo, preste atenção. A pressa é sim inimiga da perfeição, porém o conceito de perfeito é que mudou. Perfeito é aquele que oferece o mesmo resultado com o menor recurso utilizado. Pense nisso!
(Luciano Salamacha)