em

Por que um erro na comunicação pode colocar a perder todo o esforço de uma inovação?

Um exemplo

Há várias histórias que nos ajudam a entender porque muitas vezes o produto altamente inovador simplesmente é rejeitado no mercado. Uma delas, por exemplo, é a respeito do videofone, aquele telefone que possui uma câmera possibilitando falar com a pessoa e vê-la ao mesmo tempo. Várias tentativas foram feitas para estimular as pessoas sobre a facilidade que esse tipo de comunicação traria ao dia-a-dia corporativo.

 

*****

Muita exposição

Já imaginou você conversar com a outra parte podendo olhar nos olhos da pessoa ainda que seja por meio de uma tela? Já pensou o quanto você poderá perceber se ela está mentindo ou não, se ela está realmente ocupada ou não? Pois ao vender essa vantagem para você a outra parte pode ter entendido exatamente da maneira reversa. Pode ser que você veja demais, que perceba demais e o que é pior, pode ser que você preste atenção de menos naquilo que eu tenha a dizer.

 

*****

Virando decepção

É por isso que até hoje nas organizações do mundo empresarial praticamente não se usa o videofone, tecnologia mais que dominada e hoje disponível inclusive por diversos mecanismos de internet. Resumindo meu amigo, antes de querer ganhar muito dinheiro com a sua inovação se preocupe em comunicá-la corretamente ao mercado sob pena de pegar uma grande idéia e transformá-la numa grande decepção. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.