em

É possível convencer um colega a ser mais otimista na análise das situações?

 

Uma técnica

Há uma técnica que pode auxiliar os profissionais que desejam mudar a opinião dos colegas sobre determinado assunto. Essa técnica exige dois passos distintos. O primeiro deles é que você nunca contrarie a idéia do outro. O segundo passo é que, ao mesmo tempo, você demonstre a maneira de pensar que você tem, tentando demonstrar também qual é o benefício de uma e de outra atitude. Vamos lá com um exemplo. O Juarez é aquela pessoa que sempre reage de maneira negativa na empresa, até que um dia surge uma situação delicada.

 

*****

Concordância temporária

Já de imediato o Juarez começa a criticar todo o processo que gerou aquela confusão. Critica os colegas, critica a empresa, critica inclusive os clientes e fornecedores envolvidos naquele problema. Da sua parte você deve dizer o seguinte: Juarez, acho que você tem razão, parte da culpa é de todas as pessoas que você está citando. Ao agir dessa maneira você consegue com que, pelo menos, ele lhe escute. Caso contrário ele sequer vai ouvi-lo e vai continuar insistindo na posição pessimista. O passo seguinte é dizer: Juarez, embora eu concorde de que todos têm culpa nesse processo, penso que pode acontecer um lado positivo, que pode haver também uma possibilidade de melhorarmos o processo de forma definitiva.

 

*****

Espaço para ser ouvido

Neste caso você demonstra agora sua linha de raciocínio. E, ao final, somente depois que o Juarez perceber que agir com positivismo é a melhor saída você pode dar finalmente o golpe mortal: Está vendo Juarez, às vezes reagir de forma negativa não ajuda em nada. Na próxima vez que tal nós pensarmos primeiro no lado positivo para somente depois gastar energia e tempo para analisar os aspectos negativos? Resumindo, primeiro concorde, por mais absurda que seja a posição alheia. Com isso você ganha espaço para falar e somente depois apresente a sua alternativa. É assim que você começa a mudar o aspecto negativo dos seus colegas.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.