em

Até que idade do funcionário a empresa pode exigir que volte a estudar?

Maneiras de adquirir conhecimento

Algumas pessoas se equivocam quando acham que um profissional que não se encontra registrado num curso formal como uma faculdade, uma pós-graduação, deixou de estudar. Há várias maneiras de se adquirir conhecimentos na vida. Uma delas é através do conhecimento formal ensinado nas instituições de ensino como escolas e universidades, mas há também o conhecimento tácito, aquele que a pessoa adquire por meio da experiência. O principal é que não há como se determinar qual dos dois ensina mais, se é a experiência ou se é a sala de aula.

 

*****

Conhecimento tácito

O que todos os professores têm certeza é que os dois juntos formam um excelente profissional. Por isso, a recomendação de hoje para as organizações é que prestem atenção na hora de exigirem dos seus funcionários a continuidade ou a retomada do ensino formal. Às vezes o seu profissional já se dedica violentamente a pesquisar tudo o que pode sobre o dia-a-dia, sobre as questões específicas da sua empresa. E o que é pior, às vezes, levá-lo à sala de aula é despertar nele interesse por áreas que não tem nada a ver com a sua organização.

 

*****

Conexão

Isto não significa que uma empresa deva desestimular, ou mesmo, não deva incentivar que a pessoa volte para a sala de aula. A grande questão é saber conectar a experiência com o conteúdo teórico. Este é o segredo. É demonstrar para o funcionário que toda aquela experiência que ele tem, adquirida ao longo de muito tempo, pode ser referendada numa sala de aula como também pode ser aperfeiçoada. Esse é o caminho! Estimulando a pessoa ao desenvolvimento e não ao diploma, você vai conseguir melhorar o desempenho da sua equipe, dos seus funcionários. 

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.