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Vendendo horas ou serviços contábeis?

Tal indagação é sempre colocada em xeque quando perguntamos a qualquer empresário se ele vende um produto, ou como no caso da contabilidade, vende um serviço.

Vejo que ambas as ações se caracterizam como venda, pois o que diferencia uma da outra é que no comércio em geral o produto é um bem palpável, já o serviço trata-se de um produto chamado hora vendida, ou seja, o prestador de serviço vende sua habilidade técnica empregada na execução de um serviço sendo calculado conforme o tempo destinado para cumprir o que foi contratado.

Como contador, admito a dificuldade em se calcular o valor de um honorário mensal, já que tenho que levar em consideração a responsabilidade técnica sobre o cliente, a complexidade e a velocidade da atualização da legislação brasileira, dados específicos do cliente em questão como tributação, faturamento e volume de funcionários e o mais importante, porém mais difícil de mensurar, o tempo aplicado na execução das tarefas mensais destinadas ao cliente.

Tal cálculo é a tempos utilizado nas mais simples áreas, como por exemplo um jardineiro, que irá cobrar o valor da limpeza do terreno ou jardim, de acordo com o tempo que ele irá gastar para executar o serviço.

Assim toda vez que elaboro um orçamento levo em consideração todos os itens citados acima, porém o tempo aplicado, somente obterei na prática do dia a dia, o que pode fazer com que o valor cobrado mal cubra os custos operacionais com a manutenção cliente.

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