em

Como a alta gestão pode usar a criatividade dos funcionários como um diferencial para sua empresa?

Sem esquecer a responsabilidade

Há que se tomar cuidado para não fazer da criatividade um problema. Alguns funcionários deixam de fazer o que realmente se espera deles para aplicar o seu tempo e o seu trabalho em soluções criativas de problemas que não são de sua competência. Esse funcionário acaba prejudicando sua carreira, por julgar que a rotina não é importante. Existem dicas de como a alta gestão de uma empresa pode estimular a criatividade, sem fazer com que os funcionários percam a responsabilidade pelo que estão fazendo.

 

*****

Gerando vantagens

Atitudes criativas no ambiente de trabalho somente serão estimuladas se estiverem relacionadas com algum tipo de vantagem para a empresa ou para a equipe como, por exemplo, algo que promova uma redução nos custos. Deve-se sempre analisar o impacto dessa atitude junto ao cliente e estimular o funcionário a apresentar por escrito sua idéia criativa, anexada a um estudo do custo financeiro envolvido, bem como dos resultados esperados, pois se esses não puderem ser mensurados, pode tratar-se de meras suposições, ou seja, apenas ideias.

 

*****

A serviço da empresa

Se um profissional reclama que a alta gestão não valoriza o que ele faz, deve analisar como vem oferecendo suas ideias. Deve ser mais criativo ainda a ponto de despertar a atenção da alta gestão, porém sem muita insistência, pois pode ser que, assim como um cliente não gosta de uma determinada cortesia, a alta gestão, no momento, não esteja interessada em mudanças. O segredo é ver além do momento atual, com profissionalismo, com visão de futuro, mesclando impulso com raciocínio e lógica. A alta gestão tem de colocar a criatividade a serviço da empresa e não o contrário.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.