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Alta nas contratações no mercado de TI

O desenvolvimento de tecnologia da informação no Brasil tem movimentado o mercado de profissionais especializados na área. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), esse mercado emprega no Brasil mais de 1,3 milhão de pessoas e tem uma tendência de crescimento de oferta na faixa de 30% até 2016. E esse desenvolvimento do setor está buscando candidatos com habilidades que vão além, como conhecimentos em gestão, negociação e comunicação.

Para uma empresa especializada em desenvolvimento de soluções em TI, a realidade da contratação de profissionais é realmente uma questão que provoca a reflexão e a busca de novas estratégias. O mercado tem uma crescente demanda por novos profissionais na área de TI, mas existe a escassez de mão de obra qualificada. A realidade dessa falta de profissionais qualificados muda a forma de recrutamento e retenção dos talentos.

Nesse sentido, passou a adotar novas estratégias, investindo, entre outras coisas, no treinamento de profissionais. Para falar mais sobre este assunto, conversamos com a gerente de recursos humanos de uma empresa de TI, Marines Paolazi.

Como deve ser o perfil de um profissional de TI?

O profissional da área de TI tem que ser dinâmico, muito bem informado e atualizado. Precisa ter um perfil multidisciplinar. Deve capacitar-se sempre para acompanhar a evolução tecnológica, ter conhecimentos técnicos, deve buscar conhecimentos do negócio da empresa em que trabalha e possuir habilidades comportamentais para relacionar-se com sua equipe de trabalho e clientes. Outro fator importante é domínio de outro idioma, como inglês e espanhol.

Quais as principais capacitações que o profissional deste segmento deve ter?

Deve possuir capacitações técnicas, podendo obtê-las através de formação acadêmica, treinamentos, certificações, participação em fóruns e outros. Vale ressaltar que, atualmente, as empresas demitem mais por questões comportamentais do que técnicas.

Qual é a área de TI que mais emprega atualmente?

Considerando o cenário da nossa empresa, no ano de 2014, a área que mais contratou foi a de desenvolvimento. Segue abaixo os dados das contratações: 80,86% – área de desenvolvimento, sendo: 69,13 % – desenvolvedores; 01,23% – gerentes de desenvolvimento; 01,85% – administrador de banco de dados; 04,32% – analista de requisitos / negócios; 04,32% -analista de sistemas; 14,19% – área de infraestrutura, sendo: 04,32%  – analista de suporte, 09,87% – técnico em informática, 04,95% – área administrativa

Quais são os cursos mais procurados?

A empresa possui uma ampla e moderna estrutura para o Centro de Treinamento. Considerando que somos, há mais de 15 anos, o Centro de Treinamento oficial da ‘Microsoft’ em Curitiba, esta bandeira ainda é a mais procurada. Temos os cursos oficiais de todas as tecnologias Microsoft, ministrados por Microsoft Certified Trainers. Também oferecemos aos profissionais de TIC um amplo portfólio EXIN de exames e programas de certificação, como por exemplo ITIL, Cobit, entre outros.

Em vez de buscar um novo talento, é mais vantajoso para a empresa treinar o profissional que já integra seu grupo de colaboradores?

Sim. Capacitamos e acompanhamos a evolução deste profissional, em diversos níveis, desde estagiários até colaboradores com mais de dez, 15 e 20 anos de empresa, que geralmente são líderes de um núcleo de determinada tecnologia. Com o aquecimento do mercado, há dificuldade em encontrar profissionais prontos. Assim, utilizamos a nossa experiência, ‘expertise’ e o nosso centro de treinamento para formar profissionais de TI especializados.

Qual é a vantagem para a empresa capacitar seu próprio colaborador?

São inúmeras. Podemos destacar lealdade e motivação. Os colaboradores que recebem treinamentos e através desses cursos têm oportunidades de desenvolvimento, são mais propensos a permanecer na empresa, pois percebem que a corporação está preocupada em desenvolvê-los e mantê-los trabalhando, gerando um sentimento de confiança. Para  a empresa, a vantagem é que se torna mais competitiva, pois terá uma equipe treinada, capaz de responder às demandas com rapidez e eficiência, o que irá gerar clientes satisfeitos.

 

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