Diversificar
Nunca esteve tão em moda no mundo corporativo o aprendizado contínuo. Significa que as empresas têm de estar atentas para estimular e promover a continuidade do conhecimento dentro da organização. Algumas atitudes auxiliam o profissional a entender um pouco mais essa dinâmica do mercado e também o quanto uma empresa é complexa. A primeira atitude é promover periodicamente reuniões que mesclam funcionários de diversas áreas. Essa é uma maneira para que um profissional de determinada área sinta as dores do outro e também passe a compreender melhor porque algumas coisas são feitas na empresa daquela maneira.
*****
Incentivar
Outra atitude muito saudável é o remanejamento de funcionários dentro do mesmo departamento ou entre departamentos. Para adquirir conhecimentos, uma das maneiras é executar tarefas novas que exijam que o profissional passe a conhecer outras áreas ainda não desenvolvidas na sua carreira. O terceiro aspecto que pode auxiliar uma empresa a melhorar a aquisição de conhecimentos é criar pacotes de incentivos para que funcionários busquem pós-graduações, busquem estudos complementares fora da empresa. Em alguns casos basta uma simples dispensa para que essa pessoa participe das aulas nos dias específicos. Perceba que não é uma questão de pagar a mais e nem de eliminar o serviço da pessoa.
*****
Sensibilidade
Você simplesmente a premia com uma folga para que naqueles dias em que ela tem aula possa buscar conhecimentos que no dia seguinte vão se converter em ganho para a organização. De forma simples e prática, pode e deve estimular os seus funcionários a adquirir novos conhecimentos, mas também não pode esquecer que não adianta nada ela se esforçar se o funcionário não tiver vontade para isso. Assim, a empresa deve agir com sensibilidade para estimular e incentivar aqueles que querem aprender para informar àqueles que não querem aprender que os seus dias podem estar ficando cada vez mais escassos na sua organização. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha