em

Guia prático da Previdência Privada

Com tantas regras e situações, como escolher a Previdência Privada ideal? Hoje trataremos essa importante tomada de decisão de forma prática e objetiva:

1.       PGBL x VGBL

Caso sua declaração de IR seja completa, escolha PGBL. Com o PGBL, além de ter postergação tributária, você também pode abater até 12% da sua renda tributável. Caso seja simplificada a escolha comum passa a ser o VGBL.

2.       Regime tributário: Progressivo x Regressivo

Caso vá optar por complementação de renda ou aportes pequenos, pode-se escolher o regime de tributação progressiva. Caso seja um único aporte maior, seja um período bastante longo de contribuição e não escolha renda vitalícia ou a renda vitalícia ficará acima da faixa isenta de IR, escolha regime de tributação regressiva. Essa decisão resultará em uma diferença absurda na sua acumulação patrimonial de longo prazo.

3.       Escolha do fundo e/ou instituição financeira

Particularmente, quando o assunto é Previdência Privada, gosto de fundos de renda fixa e multimercados de baixo risco, uma vez que no Brasil as taxas de juros são historicamente altas, o que torna o investimento em ações menos atrativo. Além disso, fundos de investimento de renda fixa possuem taxa de administração menor. A instituição financeira deve lhe oferecer condições interessantes: tamanho da empresa e quantia de agências (no caso de bancos) não significam nada, uma vez que o dinheiro do fundo de investimento é segregado do da empresa e detém-se gestor (quem escolhe onde/como investir) e administrador (quem faz cotização e cuida do fundo em si) diferentes. Portanto, não é porque o fundo é de um grande banco que ele será mais confiável.

4.       Taxa de carregamento

Sempre e em qualquer situação fuja da taxa de carregamento. Taxa de carregamento de entrada simplesmente destrói seu investimento. Taxa de carregamento de saída normalmente é cobrado caso você opte por encerrar a previdência em um período menor que 3 ou 5 anos, se for este o caso, invista em CDBs e Títulos Públicos ao invés de Previdência Privada.

Dúvidas, críticas e sugestões, fique à vontade para nos mandar e-mail ou entrar em contato com o jornal! Um grande abraço e uma ótima Páscoa a todos!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.