Avalie seu desempenho
A carreira de um profissional geralmente é marcada por altos e baixos e tem que se tomar um cuidado muito grande na hora de avaliar se você está agregando valor ou não para a empresa onde trabalha. Na hora de avaliar se você realmente está agregando valor para a empresa, primeiro pare e tente avaliar como está o seu desempenho em relação à sua carreira dentro da organização. Algumas vezes um profissional comete esse grave erro, pegando um momento de baixa na sua carreira e verificando se ele é realmente um bom profissional ou não.
*****
Tem constância?
A autocrítica pode ser um fator realmente relevante para baixar a autoestima e a pessoa não perceber sobre tudo aquilo que ela é capaz. Já de outro lado, se você está num momento de alta, se você está num momento de grande desempenho na empresa também é necessário analisar com humildade se isto é apenas um momento ou se no seu histórico você vem mantendo constância nisso, fator que também é importante. É que algumas vezes o profissional vem apresentando desempenho muito abaixo da expectativa e apenas em um, dois meses, é que parece que acordou e começou a trabalhar muito melhor, trabalhar muito acima da média.
*****
Identificar
Passa a achar que sempre foi assim quando, na verdade, seu histórico revela que somente por um curto período é que ele demonstrou essa efetividade, esse desempenho muito além do normal. Para qualquer caso, o importante é que o profissional entenda que analisar o que a empresa espera dele versus o que ele vem entregando é o grande caminho para identificar se realmente está agregando valor na empresa. Resumindo, agregar valor significa agregar mais do que aquilo que a empresa esperava quando o contratou. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha