em

A terceirização não poderá fazer com que os salários se tornem mais baixos?

Convenções

Entender que os salários ficarão mais baixos com a terceirização é algo que pode levar uma pessoa para um engano seja para um lado ou para outro. A relação salarial de um profissional não é determinada meramente pelo seu regime tributário, pelo seu regime de contratação. Ela é determinada também por outros fatores. Como exemplo, imagine uma empresa metalúrgica que tem um conjunto de profissionais que fazem soldas, que fazem cortes especiais em ferro. Esses profissionais agora, por uma decisão qualquer dessa empresa passam a trabalhar numa empresa terceirizada, mas o sindicato patronal e dos funcionários continua sendo o mesmo, as convenções coletivas absorvem exatamente as mesmas relações trabalhistas. Então, se o funcionário ganha um piso por convenção sindical de 10, ele vai ter que receber o mesmo piso na outra empresa.

Adequação

Entretanto, o que pode acontecer, e isso sim é uma realidade, é que por conta de um período anterior de muita bonança, de muito crescimento no Brasil, o salário daquele profissional ficou muito acima da média de mercado e agora ele está correndo o risco de ser demitido.  Então vem uma pergunta: será que se não houvesse terceirização da atividade fim esta mesma empresa não poderia demitir esse profissional e contratar alguém com salário menor dentro do que a convenção coletiva da sua categoria permite? A resposta é simples, isso já vem acontecendo no Brasil nos últimos dois anos. Desde 2015 a gente vem encarando, vem percebendo esse tipo de movimento porque as empresas, com base na recessão e na perda de clientes e de consumo e de volume, estão tendo que se adequar.

Mais oferta

Agora a terceirização poderá dar uma manutenção no emprego ou até mesmo a garantia desse profissional de retorno ao mercado de trabalho. Em síntese, a terceirização não é o fenômeno que provoca um aumento ou uma diminuição de um salário. O que provoca isso são as leis de mercado que determinam quando o mercado está aquecido e um profissional possa pedir mais para trabalhar numa empresa e quando o mercado está recessivo a empresa ofereça menos para o mesmo profissional. É assim que acontece na terceirização da atividade meio e é assim que vai acontecer também na terceirização da atividade fim.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.