em

Estudantes do Cescage desenvolvem Ballet Postural

Desde a época em que eu apresentei a ideia no Salão de Iniciação Cientifica (SIC), do CESCAGE, descobri que é o que eu quero da minha vida profissional. Juntar o ballet com a fisioterapia, as duas áreas que eu mais amo. Esse é um dos planos para o futuro da estudante Kawane Leifeld, do curso de Fisioterapia das Faculdades Cescage. Kawane resolveu desenvolver, com ajuda da professora Vanessa Meier e de outros acadêmicos do curso de fisioterapia , o Ballet Postural.

 

Realizado semanalmente de forma gratuita com adultos e crianças o objetivo é trabalhar a questão postural com as técnicas do ballet clássico associadas às técnicas tradicionais da reeducação postural. Esse projeto, inédito, foi idealizado após uma conversa entre a professora Vanessa Meier e a estudante Kawane Leifeld, bailarina, juntamente com a também bailarina profissional, Ana Carla, onde surgiu a ideia de associar as técnicas do ballet clássico aos exercícios posturais da fisioterapia. “O Ballet clássico possui alguns princípios ideais para trabalhar o corpo como um todo, como postura ereta, simetria e harmonia. Diante esses princípios o Ballet Postural surgiu para ser mais uma ferramenta para se trabalhar os desvios posturais encontrados, promovendo alongamento e fortalecimento de músculos importantes para manter uma postura adequada”, disse a acadêmica Ana Carla.

 

Com ajuda dos colegas, as bailarinas, trabalham os princípios básicos da dança, aprimorando a postura dos participantes. Os grupos são divididos: Adultos (quarta-feira 17h até 17h50) e Crianças a partir de 6 anos de idade (quarta-feira 17h50 até 18h40). Ao todo são 20 acadêmicos trabalhando com 30 pessoas (18 adultos e 12 crianças). “Eu pratico o ballet clássico há 18 anos. E quando entrei na faculdade de fisioterapia, sempre pensei na possibilidade em realizar a fisioterapia com os passos do ballet. No ano passado sob a orientação da professora Vanessa Meier, apresentei a ideia do projeto Ballet Postural”, relatou Kawane. A coordenadora do projeto professora Vanessa Meier disse que “Relacionar a postura com a dança é o fornecimento adequado do domínio do corpo”, relata.

 

A acadêmica Ana Carla enalteceu a mudança na vida dos pacientes do projeto. “Notamos uma grande diferença, principalmente das crianças.Esse projeto trás para mim uma grande realização, pois posso estar usando o Ballet como terapia auxiliando as pessoas a melhorarem a qualidade de vida. Esse projeto permite formar turmas, de todas as faixas etárias, o que modifica o modelo que as pessoas conhecem de fisioterapia, dessa forma as pacientes realizam os exercícios de forma lúdica e funcional, o que não deixa que a nossa terapia fique maçante”, concluiu.

 

Os organizadores do Ballet Postural estão pedindo a colaboração de voluntários que possam doar roupas de ballet para os participantes, que são carentes e não possuem recursos para comprar o material. Pessoas interessadas podem participar do Ballet Postural, basta agendar o atendimento na Clínica de Fisioterapia do Cescage pelo telefone 3219-8060. Roupas usadas ou novas de ballet podem ser doadas para o projeto.

 

Divulgação
LEstudantes do Cescage desenvolvem Ballet Postural

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.