A quinta-feira, dia 23, foi decisiva para as equipes que representam o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017, para atletas de 15 a 17 anos. O último dia da fase classificatória das modalidades coletivas definiu quem continua na disputa por medalhas. As equipes de basquetebol e futsal feminino e o futsal, handebol e voleibol masculino confirmaram a classificação e garantiram vagas nas semifinais.
Na briga pela primeira colocação no grupo, o Colégio COC JK, de Foz do Iguaçu deixou escapar a chance de enfrentar uma equipe teoricamente mais fraca na semifinal. O confronto foi com o Colégio La Salle, de Santa Catarina, com placar de 51 a 43. Esta é a sexta participação consecutiva da equipe paranaense nos Jogos Escolares da Juventude. O colégio soma um título na segunda divisão e três medalhas de bronze.
“Erramos muitas cestas fáceis e na marcação da saída também foram muitos erros. Chegamos a encostar no placar no final da partida e poderíamos ter virado o jogo se não tivéssemos cometido erros em bolas decisivas e acabamos perdendo nos detalhes”, comentou o técnico Claudio Lisboa.
Sem chances de classificação, o basquetebol masculino representado pelo Colégio São Francisco Xavier encerrou a participação após ser superado por 40 a 33 pela equipe cearense do Colégio Batista. Com o resultado, o Paraná disputará a modalidade na segunda divisão em 2018.
O futsal encerrou com duas vitórias na última rodada classificatória. As meninas do Colégio Ouro Verde venceram por 10 a 5 as gaúchas do Colégio Gusch/Beneficente, garantindo a classificação para a semifinal na segunda colocação do grupo. No masculino o Colégio São Francisco Xavier venceu de virada o time da casa e ficou com a primeira colocação no grupo. A vitória por 5 a 3 foi sobre a equipe da Escola Fátima, do Distrito Federal.
O técnico maringaense, Deni Cuenca, comentou sobre a estratégia adotada pelo time para virar a partida. “Mudamos a marcação que estávamos fazendo por zona para uma mais avançada, pressionando e anulando o espaço dos adversários principalmente os que estivessem com a posse. A estratégia deu certo e anulamos as jogadas adversárias, criando contra-ataques e com a posse de bola conseguimos trabalhar melhor e finalizar. Saímos muito satisfeitos com o resultado e acreditando que a equipe tem bom potencial porém, precisa acordar no início do jogo”, resumiu o técnico.
O voleibol masculino do Colégio Neo Master fez uma grande partida com a equipe mato-grossense do Colégio Isac Newton. Após perder o primeiro set, com erros frequentes de saque de bloqueio, os ponta-grossenses consertaram esses fundamentos possibilitando vários contra-ataques que fizeram a diferença. “Talvez o fator emocional tenha pesado um pouco no primeiro set, fazendo com os jogadores perdessem um pouco a cabeça. Depois disso, revertemos essa situação e conseguimos impor o nosso ritmo de jogo”, afirmou o técnico Laury. Com o resultado de 2 sets a 1 (18/25, 25/22 e 15/8), o Neo Master garantiu o primeiro lugar no grupo.
As curitibanas do Colégio Expoente Água Verde não tiveram a mesma sorte e deixaram escapar a chance de brigar por medalhas. O Confronto foi com a equipe carioca do Sistema Elite de Ensino Tijuca, com placar de 2 sets a 0 (25/15 e 25/23).
No handebol masculino o Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão, venceu a terceira partida e garantiu a primeira colocação no grupo. A vitória foi sobre os pernambucanos do Colégio Imaculado Coração de Maria por 29 a 24. No feminino a vitória do Colégio Santa Maria, de Cascavel, por 24 a 23, sobre a Escola Coopercamp, de Mato Grosso, não foi suficiente para manter a equipe na briga pelo pódio.
Confira os confrontos das semifinais:
Basquetebol feminino
9h – COC JK x Colégio Amorim Ermelindo Matar (SP)
Futsal feminino
9h – Colégio Estadual Ouro Verde x Colégio Alvorada (SP)
Futsal masculino
16h30 – Colégio São Francisco Xavier x Colégio Santa Catarina (AL)
Handebol masculino
16h30 – Colégio Vicentino Santa Cruz x Colégio Marista Champagnat (DF)
Voleibol masculino
16h30 – Colégio Neo Master x CEL(RJ)
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília.