em

Péricles cobra efetivação da Lei de Proteção ao Autista

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT) cobrou nesta segunda-feira (27) na Tribuna da Assembleia Legislativa (Alep) a efetivação da Lei nº 17555 que institui no âmbito do Estado do Paraná as diretrizes para proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Especto Autista (TEA).

“Essa lei vem na sequencia da lei federal sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 2012 e já está vigente há quatro anos no Paraná. Inclusive, vários deputados apresentaram modificações que melhoraram o texto. Apresentei também uma emenda de R$ 5 milhões ao orçamento do Estado para que o governo possa implementar essa política de proteção”, disse o deputado.

Instituto da Flórida

Péricles também informou que além da emenda, uma instituição norte-americana, a Flórida Institute of Technology, especializada na área de Ciência e Prática da Análise Aplicada do Comportamento (ABA), está ofertando ao governo paranaense uma parceria para a implementação de um centro de excelência para tratar de pessoas portadoras da síndrome.

Segundo Péricles há uma grande movimentação por parte de grupos de mães e instituições de apoio às pessoas autistas em torno da efetivação da lei. “São enormes as dificuldades que existem no Paraná e no Brasil para proteger e amparar essas pessoas, desde a inclusão propriamente dita, quanto ao nível de qualificação profissional de trabalhadores nas áreas de Saúde e Educação”, explicou.

Exposição

Em seu discurso, o deputado Péricles também lembrou que nesta segunda-feira foi aberta a exposição da fotógrafa Pamela Oms, 'A outra face do autismo', no Hall da Alep, com visitação permitida ao público das 9 às 18 horas até a próxima sexta-feira (1º).

“A exposição vem no sentido de dar visibilidade à causa, como a dificuldade enorme do diagnóstico e a falta de profissionais capacitados. As fotos mostram realmente a esperança e a expectativa para que a gente possa tratar e trabalhar com essas crianças. Em alguns países mais avançados já existe tratamento especializado, trazendo grandes benefícios para os autistas”, salientou o deputado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.