O Observatório Social dos Campos Gerais realiza diariamente o acompanhamento dos processos licitatórios da Prefeitura de Ponta Grossa. Para o gestor da entidade, Pedro Manoel Pereira da Silva, o principal motivo que leva às suspensões dos editais de licitação é a falta de zelo na elaboração dos editais. "São vários os problemas que percebemos na elaboração dos editais, seja quanto ao procedimento, além da dificuldade técnica de definir qual vai ser o tipo de licitação", aponta. "Muitos processos são feitos no modelo 'copia e cola', e aí eles são publicados com erro de digitação, erro de produto", expõe.
Conforme ele, outro problema que se verifica em relação à administração municipal é a baixa divulgação dos atos nos portais. "A Lei de Acesso a Informação define que todas as informações financeiras e administração do orçamento público devem estar dispostas nos portais oficiais. Mas, os processos de compra não são publicados no site oficial do Município. Um estagiário do Observatório vai todo dia até o Departamento de Compras para digitalizar o processo, já que no site muitas vezes não temos acesso a informações completas, como termo de referência, por exemplo", aponta.