em

Adapar pede a produtores que vacinem contra aftosa

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está orientando os produtores de bovinos e bubalinos da região (18 municípios) para a necessidade de vacinarem seus rebanhos contra a Febre Aftosa. O prazo inicial terminou no dia 31 de maio, porém o governo federal optou pela prorrogação, devido à dificuldade da aquisição das doses da vacina por conta da paralisação dos caminhoneiros. Agora os criadores têm até o próximo dia 15 de junho para imunizar o gado.

Segundo o médico veterinário e fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar na região, Pascoal Funari Júnior, o produtor deve ficar atento ao novo prazo. “Estamos nos comunicando com alguns produtores para que eles vacinem”, diz.

Ele observa que houve diminuição nos estoques de vacina nas casas agropecuárias, porém não chegou a faltar regionalmente.

Nesta primeira etapa da campanha (a segunda será em novembro), a imunização é obrigatória para animais de zero a 24 meses de idade. A estimativa no Paraná é que sejam imunizados 4,2 milhões de cabeças. Na região, são aproximadamente 350 mil animais que devem ser vacinados nesta fase. A dose é de 5 ml para todos os bois e búfalos, independente do peso e tamanho, e precisa ser conservada entre 2ºC e 8ºC.

Comprovação

Além de vacinar no prazo, o produtor precisa comprovar que imunizou. Para tanto, ao adquirir a dose ele deve solicitar a nota fiscal e o comprovante de vacinação e atualização cadastral. Este formulário deverá ser entregue nas unidades da Adapar também até o dia 15 deste mês. Existe a possibilidade de comprovar pela internet (www.adapar.pr.gov.br).

Etapa

A segunda etapa da campanha acontecerá em novembro próximo. Nela deverá ser vacinado todo o rebanho, independente da idade dos animais. O Paraná possui o status internacional de Livre de Febre Aftosa com Vacinação e está há mais de 10 anos sem registro da doença, assim como também não há ocorrência nas Américas desde janeiro de 2012.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.