em

UEPG e empresa japonesa se unem em projeto de educação tecnológica

Foto: Gabriel Miguel/Divulgação UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou uma parceria com a empresa japonesa Sprix, que aplicará sua metodologia educacional no programa Talento Tech, voltado para a formação tecnológica de jovens. A iniciativa foi formalizada durante a visita do presidente da Sprix Brasil, Masaru Nomura, e Yoshiko Sakamoto, ao campus Uvaranas, onde foram recebidos pelo vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, além da equipe do Escritório de Relações Internacionais e da coordenação do Talento Tech.

A Sprix introduziu o Tofas (Test of Fundamental Academic Skills), ferramenta de avaliação que mede habilidades tecnológicas e proficiência em programação, com base nas demandas do mercado profissional. Os primeiros resultados já coletados indicam melhoria no desempenho dos estudantes, segundo o vice-reitor Demiate. Ele destacou a importância da parceria, que fortalece o Talento Tech ao incluir um sistema de acompanhamento e desenvolvimento contínuo dos alunos.

Foto: Gabriel Miguel/Divulgação UEPG

Durante a visita, os representantes da Sprix também conheceram a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) e o Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (Nutead), onde foi discutido o impacto do Tofas nas práticas educacionais. “Ficamos felizes em ver a contribuição do Tofas para a formação dos estudantes e o impacto na comunidade”, comentou Nomura, presidente da Sprix Brasil, destacando a relevância do projeto.

Leia também: ‘Paraná Amigo da Pessoa Idosa’ é aprovado na Alep

A coordenadora do Talento Tech, professora Paola Scortegagna, ressaltou que a visita fortaleceu os laços com a Sprix e abriu portas para novas colaborações. O coordenador pedagógico do programa, professor Albino Szesz, celebrou a oportunidade de expandir as iniciativas de educação pública e aperfeiçoar as metodologias do programa.

SOBRE O TALENTO TECH

O Talento Tech, iniciativa do Governo do Paraná, oferece formação tecnológica e ensino de programação a três mil estudantes do Ensino Médio e dos primeiros anos universitários dos municípios paranaenses com menores índices de desenvolvimento humano. Coordenado pela UEPG, o programa é gratuito, oferece bolsas de até R$1.500, e busca garantir acesso ao mercado profissional com apoio de grandes empresas de tecnologia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.