O Governo do Estado está aberto ao diálogo e ao trabalho conjunto com o setor produtivo, afirmou a governadora Cida Borghetti às lideranças do Sistema Faep/Senar, grupo formado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) o e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Ações na infraestrutura, assistência técnica, articulação da cadeia, entre outras propostas, foram debatidas no encontro com representantes das entidades, nesta quarta-feira (27), em Curitiba.
“Existe uma sinergia muito positiva entre o Governo do Estado e as entidades do setor agropecuário. Trabalhar com inteligência, tecnologia e integração com as instituições é o que trará maior segurança e desenvolvimento ao agronegócio do Estado”, afirmou a governadora, que agradeu a colaboração das entidades.
Entre os principais assuntos discutidos está a criação de um grupo estratégico do agronegócio, com a participação de órgãos do Estado e da iniciativa privada.
“Buscamos nesta gestão ideias que contribuam para novas ações. Retomamos a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de ser a interlocutora do Governo do Estado com os setores produtivo e empresarial. Um compromisso para gerar emprego, crescimento econômico e atrair investimentos” destacou Cida.
Na reunião, também foram abordadas ações para que o Paraná seja reconhecido como área livre de aftosa, para eliminação de barreira sanitária em todo o mercado internacional, além da melhoria da rede de estradas e energia alternativa.
Para o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, é preciso pensar a médio e longo prazo. “O Estado tem muito a ganhar com novas tecnologias que surgem no dia a dia, cada vez mais precisamos nos aperfeiçoar e integrar. Temos obrigação de investir e criar condições para geração de emprego e riqueza para o Paraná”, afirmou o presidente.
BOX
Convênio entre IAP e Faep vai acelerar licenciamentos ambientais
A governadora Cida Borghetti assinou, durante a reunião com lideranças do Sistema Faep/Senar, um termo de cooperação técnica para agilizar as solicitações de licenciamento ambiental no setor agropecuário. O convênio, que estabelece orientações técnicas para emissão de documentos, tem como objetivo buscar a melhoria dos serviços prestados e a qualidade do meio ambiente.
“Mais uma vez buscamos desburocratizar a máquina. Com este convênio vamos dar celeridade aos atendimentos e melhorar o desempenho na agricultura do Estado”, disse a governadora.
O termo assinado prevê a utilização da estrutura do Sistema Faep, através dos sindicatos. Além do licenciamento ambiental, o convênio também envolve procedimentos referentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental, entre outros serviços.
De acordo com o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Paulino Mexia, o convênio é um suporte técnico que vai simplificar e agilizar os processos. “Nós queremos facilidade para ao agricultor que vai buscar na estrutura do sistema Faep uma informação técnica adequada, com processos bem instruídos e respostas mais rápidas. Com essa agilidade o agricultor vai investir na propriedade e acima de tudo cumprir a legislação ambiental”, disse.
A Faep congrega 177 sindicatos rurais associados, com disponibilidade para atender os produtores rurais de todo o Estado, filiados ou não aos sindicatos, auxiliando em procedimentos que serão encaminhados ao IAP.