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Lojas de PG se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos

(foto: José Aldinan)

O Dia das Crianças promete movimentar o comércio no Paraná, com consumidores atentos à qualidade e preço dos produtos. É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, segundo a qual 65,2% dos paranaenses já estão se preparando para comemorar com presentes. Em média, cada comprador deve presentear de duas a três crianças.

Em Ponta Grossa, as lojas já se preparam para esta data tão esperada pelas crianças, com exposições de brinquedos, roupas, calçados e outras opções para presentes. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), enfatiza que o Dia das Crianças é considerado a terceira data comemorativa mais importante para o varejo, em volume de vendas.

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais esteve em uma loja de brinquedos na manhã desta terça-feira (1º). Andressa Lima estava com a filha Clara, de 3 anos, já escolhendo os brinquedos de Dia das Crianças. A mãe contou que estava pesquisando os preços e que iria ainda avaliar o que seria comprado para presentear.

Valor dos presentes

Este ano, o tíquete médio dos presentes subiu 6,6% e deve ser de R$ 154,38. A maior parte das compras (32,1%) será de presentes com valor de até R$ 100,00.

A pesquisa aponta que 75,2% dos entrevistados irá presentear com brinquedos. Roupas e calçados seguem em alta, com 29,8%. Jogos educativos estão ganhando espaço, subindo de 5,3% para 7,4%. Os eletrônicos também estão em alta, saltando de 2,4% para 5%.

Locais de compra

De acordo com a pesquisa, o comércio de rua segue sendo o preferido, com 41,3% das menções entre os consumidores. As lojas de bairro, em particular, estão ganhando força, com 28,5% de preferência. E as lojas do centro da cidade devem receber 12,8% do movimento. Compras online também continuam em alta, representando 33,9%, enquanto 32,2% dos consumidores devem ir aos shoppings.

Quem vai presentear?

Os pais continuam sendo os maiores responsáveis pelos presentes, representando 54,5% dos compradores, seguidos por tios, avós e demais familiares (52,5%). Padrinhos e madrinhas não ficam de fora, com 8,3% de participação. Já 5,4% das pessoas que vão comprar presentes não têm parentesco direto com as crianças.

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