em

Exposição da UEPG apresenta os efeitos óticos na atmosfera

Professor do Departamento de Física, Gerson Kniphoff da Cruz Foto: jéssica Natal / UEPG

Por que as nuvens aparecem e desaparecem no céu? Esta é uma das questões abordadas na exposição “Fotografar 365 efeitos óticos atmosféricos em 365”, do professor do Departamento de Física, Gerson Kniphoff da Cruz .

A exposição está disponível na Biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Uvaranas, até 02 de setembro.

“Descobri que o céu está sempre colorido e que as nuvens são telas de projeção”, explica o docente. A partir da observação, Gerson fotografou o céu da sua casa para captar os efeitos óticos atmosféricos. O resultado gerou 347 registros, que estão expostos na Bicen-UEPG. As 18 fotografias restantes, que cumprem o desafio de fotos feitas em um ano, estarão disponíveis no livro “Meus experimentos de Física – Volume 2”, que será lançado pelo professor no final de 2024, de forma independente.

A exposição está vinculada ao projeto Física da Universidade à Comunidade, que é coordenado pelo professor do Defis, Luiz Antônio Bastos Bernardes. “Encaro esta exposição como um evento de divulgação científica, em que o Gerson usa fotografias para mostrar uma nova compreensão a respeito dos efeitos na atmosfera”, explica. O projeto existe desde 1999 na UEPG, e atualmente está ligado a disciplinas de extensão dos cursos de Física.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.