Com uma história repleta de metáforas e alegorias, O Labirinto do Fauno é o filme selecionado para exibição no Tela Alternativa da UEPG, nesta terça-feira (31), às 19h30, na Sala B, do Cine Teatro Ópera. O filme é do diretor, roteirista e produtor mexicano Guilllermo del Toro, que recebeu com o longa A Forma da Água, o Oscar de melhor diretor na edição 2018 do prêmio. O projeto Tela Alternativa traz em suas sessões a proposta de estabelecer um diálogo com a comunidade universitária e externa.
A professora do Departamento de Química da instituição, Mariza Boscacci Marques, coordena o projeto, que apresenta para o público uma mostra de filmes que registra também o acesso a produções fora do padrão hollywoodiano. Para a terça-feira, a coordenação escolheu o filme de Guillermo del Toro, que tem entre seus melhores momentos no cinema produções como, Hellboy II: O Exército Dourado (2008), Círculo de Fogo (2013), e A Colina Escarlate (2015). Com o longa O Labirinto do Fauno (México, 2006), Del Toro conquistou públicos e críticas.
Na Espanha do regime nacionalista de Franco, em 1944, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilha. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o Pan fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal. O filme foi fotografado de maneira brilhante.
De acordo com o crítico cinematográfico Pablo Villaça: “O Labirinto do Fauno nos apresenta a um universo sempre triste, sombrio e ameaçador, e o pessimismo que atravessa a história pode ser simbolizado pela flor que, embora ofereça a imortalidade em suas pétalas, é totalmente cercada por espinhos venenosos, numa metáfora clara dos sonhos de felicidade de Ofélia, sempre frustrados por uma realidade dolorosa e intransponível”.
Certificados
O projeto fornece certificado aos participantes de acordo com o número de sessões assistidas, expedido pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão) da UEPG.