O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estará em Ponta Grossa, nesta terça-feira (30), para acompanhar os trabalhos da central de atendimento ao eleitor na sede da Associação de Pais e Amigos aos Excepcionais (Apae), no Jardim Carvalho.
Leia mais: Veja as principais datas do calendário eleitoral 2024
A iniciativa visa a facilitar o acesso ao alistamento eleitoral, revisão e transferência do título de eleitor para pessoas em situação de vulnerabilidade social e acontecerá das 10 às 12h e das 13 às 16h.
Sala para autistas
O Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, que fica no bairro Oficinas (atrás do Fórum Estadual), possui um espaço especial para atender autistas: é a Sala Calma.
O local é identificado conforme a Lei nº 14.624, do dia 17 de junho de 2023, que define o símbolo de girassóis para a identificação de pessoas com deficiência oculta. Elas não apresentam estímulo visual ou auditivo, para que não seja ativado qualquer gatilho ou distúrbio na pessoa com deficiência.
Para conseguir o atendimento especializado, basta que o eleitor ou um acompanhante relate a necessidade ao chegar à CAE. Assim, ele será direcionado para a sala calma, na qual, em um ambiente tranquilo, um atendente preparado receberá a o eleitor com deficiência.
Dia de votação
Além da prioridade no atendimento, a Justiça Eleitoral destaca que as pessoas com autismo têm direito à prioridade na hora de votar. Basta informar a condição ao presidente da mesa ou utilizar o cordão de girassol ou de fita para que seja possível identificar a necessidade de atendimento prioritário. Também é possível ser acompanhado de alguém durante o processo de votação.