em

Em PG, Câmara Jovem reduz faixa etária de futuros ‘vereadores’

Foto: Divulgação

A eleição dos 19 vereadores jovens que participarão do programa Câmara Jovem 2024 acontece nesta sexta-feira (12). Iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Programa terá 19 escolas participando em 2024 – a quantidade totaliza mais de 6,4 mil eleitores entre estudantes dos ensinos fundamental II e do ensino médio, que serão responsáveis por eleger 19 parlamentares jovens. Após eleitos, os vereadores jovens irão participar do programa de Educação Política da Câmara Municipal, que terá início em maio.

Leia mais: Saiba como comprar os ingressos para o show do Luan Santana em PG

Para este ano, o Câmara Jovem sofreu uma mudança em relação à faixa etária. Até o ano passado, poderiam concorrer apenas estudantes do Ensino Médio, com pelo menos 16 anos até o dia da eleição. Já em 2024, estão participando do processo eletivo, tanto como eleitores quanto como candidatos, adolescentes de 12 a 16 anos incompletos.

Após o pleito, nesta sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através de um cálculo proporcional, irá definir quem serão os 19 que vão participar ativamente da política como jovens vereadores. Os demais estudantes ficarão como suplentes.  

O número de escolas inscritas para o processo eleitoral de 2024 é 58% maior que na edição anterior, que contou com 12 inscrições. Do total, são 14 colégios públicos e cinco instituições de ensino particular participando do programa este ano.

Premiação

Ao final de 2024, os parlamentares jovens eleitos que cumprirem com o regulamento interno do programa serão premiados com um notebook doado pela Receita Federal e encaminhado ao programa através da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.