em

Combate ao sedentarismo: movimente-se pela sua saúde 

De acordo com um relatório recente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para que quase 500 milhões de pessoas poderão desenvolver doenças cardíacas, obesidade ou outras condições atribuídas à inatividade física até 2030. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros adultos são sedentários. Entre os jovens, o número é maior e ainda mais preocupante: 84%. 

No entanto, a OMS recomenda a prática de 150 minutos de atividade física de forma moderada por semana. Sendo assim, essa prática contribui para:  

  • Reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Controlar a pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares;
  • Reduzir das chances de desenvolver diabetes, bem como contribuir para a melhora nos índices para quem já possui essa doença;
  • Ajudar a controlar o peso;
  • Diminuir a insônia;
  • Ajudar na circulação sanguínea;
  • Promover bem-estar físico e mental.
Homem e mulher, praticando, ioga, ao ar livre no combate ao sedentarismo
Foto: Freepik

Como combater o sedentarismo? 

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Além disso, a falta de atividade física pode contribuir para a ansiedade, depressão e baixa autoestima. 

Para melhorar a qualidade de vida é necessário adotar um estilo de vida mais ativo. Ou seja, optar por meios de transporte ativos, como caminhar, andar de bicicleta ou mesmo utilizar o transporte público (que geralmente envolve uma caminhada até a estação ou parada), pode significar a diferença entre um estilo de vida sedentário e um ativo. 

Vale destacar que algumas atitudes como reduzir o tempo sentado ou deitado assistindo à televisão ou usando o celular, computador, tablet ou videogame, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida. 

Você tem se movimentado pela sua saúde? Compartilhe com a gente nos comentários a sua rotina ou dicas para combater o sedentarismo! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.