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Motorhome ou trailer? Entenda as principais diferenças e o que diz a lei sobre cada um deles

Popularmente conhecido como motorhome, esse veículo recreativo costuma ser equipado com espaço de convivência e outras facilidades encontradas em uma residência, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso. 

A primeira distinção que se deve fazer é entre motorhome e trailer na classificação como veículo.

  • Motorhome é um veículo motorizado, autopropelido, algo como um veículo de passageiros em que parte foi transformado em uma “casa”.
  • Trailer é um veículo com praticamente a mesma função. Só que não tem motor e precisa ser rebocado por uma unidade tratora, geralmente um automóvel ou camionete.
  • A legislação para trafegar com cada um desses veículos é ligeiramente diferente.
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Quais categorias de habilitação preciso ter para dirigir motorhome? 

Em 2011 houve uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, houve a alteração de alguns critérios para dirigir um motorhome.  

Há tipos de categorias de CNH que permitem que o condutor dirija um motorhome ou um trailer:  

Categoria B

A mais comum entre os motoristas, destinada para permissão da direção de veículos com peso de até 3.500 kg e até 8 ocupantes, mais o condutor: 

  • Trailer: a unidade tratora deve enquadrar-se na categoria B e a soma do conjunto unidade tratora + trailer não pode ultrapassar 3.500 kg de peso bruto total ou 8 passageiros no total, fora o condutor. (Res. 789/20 do CONTRAN)
  • Motorhome: é possível dirigir por condutor com CNH de categoria B, desde que o peso bruto total não exceda os 6.000 kg e até 8 ocupantes, mais o condutor, no total.

Categoria C

Permite a condução de todos os veículos da categoria B e veículos com mais de 3.500 kg de peso próprio, com até 8 passageiros mais o motorista.

  • Trailer: a unidade tratora deve enquadrar-se nas categorias B ou C e a unidade acoplada não pode ultrapassar 6.000 kg.
  • Motorhome: necessária para conduzir veículos com mais de 6.000 kg de peso bruto total e até 8 ocupantes mais o motorista.

Categoria D

A categoria D permite a condução de todos os veículos das categorias B e C e outros veículos com capacidade para mais de 8 passageiros, além do condutor.  

  • Trailer: a unidade tratora deve enquadrar-se nas categorias B ou C e a unidade acoplada não pode ultrapassar 6.000 kg (a mesma da categoria C).
  • Motorhome: necessária para conduzir veículos com mais de 6.000 kg de peso bruto total e até 8 ocupantes mais o motorista (a mesma da categoria C).

Categoria E

É a categoria exigida para dirigir veículos articulados de carga ou de passageiros, quando as unidades acopladas, tiverem 6.000 kg ou mais de peso bruto total ou comportem mais de 8 passageiros, além do motorista.

  • Trailer: exigida se a unidade tratora se enquadrar nas categorias B, C ou D e a unidade acoplada tiver 6.000 kg ou mais de 8 ocupantes, além do motorista.
  • Motorhome: necessária para conduzir veículos com mais de 6.000 kg de peso bruto total e mais de 8 ocupantes no total, além do motorista.

Fonte: CONTRAN – Resolução 789, de 01 de junho de 2020 – Anexo I.

Qual o preço de um motorhome? 

O preço de um motorhome pode variar dependendo do modelo, pois é possível encontrar veículos com diversos capacidades e funcionalidades. 

Por exemplo, uma van adaptada para se tornar um motorhome básico pode custar entre R$100 mil e R$ 200 mil. Enquanto um motorhome mais sofisticado, com mais espaço e opções de luxo, pode ultrapassar facilmente o valor de R$200 mil. 

Além disso é importante considerar custos de manutenção e uso, como trocas de óleo, reparos mecânicos e manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos. 

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona a lei brasileira para o motorhome e o trailer? Compartilhe nos comentários a sua opinião ou dúvida! 

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