em

Saiba como irá funcionar a tecnologia da TV 3.0 no Brasil

As tecnologias candidatas para a TV 3.0 foram propostas por mais de 20 organizações internacionais diferentes (foto: divulgação)

Ao longo de 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) atuou para estabelecer as diretrizes de implantação e evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, a TV 3.0.

A nova tenologia promete aumentar a qualidade da imagem, que irá saltar de Full HD para 4K ou até 8K. Isso significa que a imagem terá, no mínimo, quatro vezes mais pixels, além de melhorias na cor e na nitidez.

O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range). Com som imersivo, a tecnologia permite, ainda, que o telespectador tenha a sensação de imersão no ambiente virtual.

Testes da TV 3.0

Desde 2021, o MCom coordena, com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o estudo desenvolvido por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão sobre tecnologias que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025.

As tecnologias candidatas para a TV 3.0 foram propostas por mais de 20 organizações internacionais diferentes.

Em fevereiro de 2022, o projeto entrou na terceira e última fase, que consiste em teste complementares, pesquisa e desenvolvimento, além de padronização e demonstrações.

Já foi feita a elaboração das especificações técnicas para codificação de vídeo, áudio e legendas, além do planejamento de todos os detalhes dos testes complementares e atividades que serão feitos em 2024.

Leia mais: Vídeo: bebê de 7 meses engasga e é salvo por vídeo chamada

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.