em

Semáforo de Ponta Grossa vai reconstituir acidentes em 3D

Equipamento faz parte de sistema de gestão de cidades em fase de implantação em PG

Foto: José Aldinan

Imagine o seguinte cenário: você bate o carro em um cruzamento movimentado. Após o acidente, você diz que o erro foi do outro motorista. O outro, diz que a culpa foi sua. Não tem como ter certeza de qual semáforo estava vermelho. Se depender da Prefeitura de Ponta Grossa (PR), essa confusão pode ser minimizada com uso da tecnologia. Isso porque o semáforo na esquina das ruas Francisco Ribas com Saldanha da Gama poderá ser o primeiro a reconstituir acidentes em 3D.

Semáforo vai reconstituir acidentes em 3D

O equipamento faz parte do sistema de gestão de cidades na área da segurança pública. Ponta Grossa foi a primeira a implementar o conceito de cidades inteligentes na área de segurança, utilizando a solução desenvolvida pela startup Metropolys.

A informação é de Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa. “Estamos realizando um teste no semáforo inteligente perto do Colégio Marista, onde caso ocorra uma batida, através das imagens iremos poder reconstituir a situação em imagens 3D”, revela. Ela destaca que a plataforma é, principalmente, focada em segurança e mobilidade, e que o governo municipal vai realizar novas integrações e testes na plataforma.

Entrevista com Tônia Mansani

Esse foi um dos temas tratados em entrevista realizada pelo Diário dos Campos e portal DCmais nessa terça-feira (14) (Assista abaixo). Tônia Mansani, detalhou viagem de comitiva ponta-grossense a Barcelona (Espanha), durante o Smart City Expo World Congress.

“Estive em Barcelona junto com a prefeita Elizabeth em uma missão técnica da frente nacional dos prefeitos, do qual nós fomos convidados, tendo em vista que nós ficamos entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. O que nós vimos nessa missão é que a gente tem feito há muito tempo: colocar as pessoas no centro da gestão”, disse Tônia.

Cidades inteligentes

“Uma cidade inteligente é sempre aquela que é inteligente para as pessoas. Então, um semáforo inteligente, por exemplo, serve para otimizar o trânsito, para dar mais segurança”, exemplificou.

Mais segurança com a tecnologia

Entre os destaque que a comitiva ponta-grossense conversou com representantes de outros países está a utilização de um sistema de gestão de cidades na área da segurança pública.

Integração da plataforma

A plataforma também está integrada com a Patrulha Maria da Penha, que monitora as mulheres que sofreram algum tipo de violência. Além do botão de segurança que foi instalado nas escolas do município.

E a última integração que começou a ser feita é com as câmeras dos comerciantes de diversos bairro de Ponta Grossa, através do projeto ‘Vizinhança Segura’, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.

Leia mais: Cães da PRF se aposentam e recebem homenagem no PR, veja imagens

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.