em

Esculturas de artista de PG são entregues às maiores autoridades do Brasil

Geraldo Alckmin, Luís Roberto Barroso e Rodrigo Pacheco receberam de presente bustos de Rui Barbosa produzidos pelo ponta-grossense

Foto: Divulgação

Há cerca de oito anos, de “forma despretensiosa”, como ele mesmo diz, o ponta-grossense André Luíz Waiga começou a modelar esculturas. Hoje, os bustos de figuras históricas que o artista produz estão nas mãos de importantes autoridades do País, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. Cada um deles recebeu uma escultura com o rosto de Rui Barbosa, junto com outras 27 pessoas homenageadas num evento promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cerimônia que lembrou os 35 anos da Constituição Federal, no fim de outubro, em Brasília (DF).

Artista do monumento dos 200 anos de PG visita o local da obra

“Quando recebi da OAB Nacional o pedido de 30 bustos do Rui Barbosa, eu não fazia ideia de qual seria o destino das esculturas. Achei que as peças ficariam nos gabinetes dos integrantes do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Quando eu soube da cerimônia em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal e vi que meu trabalho estava sendo distribuído às autoridades dos três Poderes e outros parlamentares que participaram do processo constituinte, fiquei imensamente contente”, declara Waiga.

Segundo a OAB, também receberam o tributo durante a solenidade o ministro decano do quinto constitucional da advocacia no STJ, João Otávio Noronha; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o advogado-geral da União, Jorge Messias; os parlamentares constituintes Lídice da Mata (PSB-BA), Sérgio Brito, Hugo Napoleão, Aldo Arantes e familiares de José Dutra (in memoriam); e o diretor jurídico das Organizações Globo, Antonio Claudio Ferreira Netto, em virtude da veiculação da série “Brasil e Constituição”, exibida pelo Jornal Nacional há um ano.

Relações exteriores

André Waiga já atendeu também o Ministério das Relações Exteriores, quando recebeu uma encomenda de 16 esculturas do Barão do Rio Branco. “Foi um belo desafio, pois o prazo era curto”, recorda. Ele cita outros clientes que adquirem suas obras no Brasil, como o filósofo Luiz Felipe Pondé. “Vez ou outra, os bustos do Nietzsche e do Freud aparecem em seus vídeos do YouTube”, revela. Também estão no rol o professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez, e a professora Lúcia Helena Galvão, da Nova Acrópole.

Obras exportadas para mais de 15 países

André Luíz Waiga diz que sua primeira escultura foi um busto do famoso neurologista e psiquiatra Sigmund Freud e que ele decidiu colocar à venda pela internet, em 2015. “Fiquei surpreso com a boa aceitação do mercado”, conta ele, acrescentando que, nesta época, conciliava a produção de suas obras com o trabalho de diagramador e fotógrafo numa revista de Ponta Grossa. “Desde então, optei por focar todo o meu tempo, estudo e esforço à produção artística”.

Vários países

Além de clientes brasileiros, como a OAB nacional, Waiga exporta seus bustos para mais de 15 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Austrália. “Mas eu tenho uma satisfação especial quando envio meu trabalho para países ‘menos convencionais’, por assim dizer. Dentre eles, já enviei esculturas para República Tcheca, Arábia Saudita, Singapura, Kuwait, Eslováquia, Grécia, China, Japão, Coreia do Sul, entre outros”, afirma.

O artista ponta-grossense cita ainda outros clientes mundo afora. “Antes da guerra entre Rússia e Ucrânia, eu enviava esculturas de diferentes personagens para um cliente chamado Dmitry Sabirov, que revendia minhas peças em São Petersburgo (Rússia)”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.