em

Cooperativas agropecuárias do PR impulsionam economia, aponta pesquisa

Chapadão do céu - GO. Aplicação de herbicida, fertilizante. Agricultura de precisão. Agro 4.0. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

No setor agropecuário paranaense, as cooperativas desempenham um papel significativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual, o Valor Bruto da Produção alcançou um recorde de R$ 180,6 bilhões em 2021. Cerca de dois terços dessa produção contam com a participação direta das cooperativas do PR.

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) buscou avaliar a contribuição econômica e social das cooperativas agropecuárias paranaenses em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM-Renda).

O estudo, intitulado “Contribuição Econômica e Social das Cooperativas Agropecuárias Paranaenses e Sua Relação com o PIB e o IPDM-Renda”, teve como objetivo tornar mais evidente a contribuição do movimento cooperativista à sociedade. Os resultados da pesquisa sugerem a adoção de políticas públicas ou parcerias público-privadas voltadas para o estímulo do desenvolvimento ligado ao cooperativismo, especialmente em localidades com baixos índices de desenvolvimento.

O pesquisador Edson Luis Carvalho Souza, do PPGCOOP da PUCPR, utilizou indicadores econômicos e sociais, como número de associados, capital próprio, empregos gerados, total de receitas e investimentos, entre outros, de 59 cooperativas agropecuárias do Paraná, no período de 2010 a 2018. Esses indicadores foram relacionados ao PIB do estado e ao IPDM-Renda, que mede o desempenho dos municípios em termos de renda.

Leia também: Cooperativa propõe botão do pânico para motoristas de aplicativo

Os resultados apontam que o cooperativismo contribui para a construção de uma sociedade democrática e sustentável nas dimensões econômica e social. As cooperativas têm impacto positivo no entorno, fortalecendo o comércio local, impulsionando o surgimento de cadeias produtivas e gerando emprego e renda. Segundo Souza, o cooperativismo é uma alternativa colaborativa de mercado e produção, representando milhares de pessoas que compartilham dos mesmos ideais. Ele destaca que o cooperativismo é um impulsionador para o desenvolvimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.