em

Governo no Paraná busca coibir furtos de bicicletas

Uma nova funcionalidade do Governo Digital deve ajudar a coibir os furtos de bicicleta no Paraná. Os ciclistas poderão cadastrar no portal de serviços do Governo do Estado o número de série e outras informações de seu veículo, facilitando a localização e a resolução de casos de furtos de bicicleta. A solução foi debatida nesta semana, em reunião no Palácio Iguaçu com representantes do Governo do Estado e cicloativistas de Curitiba.

Os proprietários de bicicletas poderão cadastrar a nota fiscal de compra, o número de série do quadro e incluir informações como marca, modelo e cor, além de postar fotos que identificam o seu veículo.

O Governo do Estado também estuda utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital.

Se por acaso a bicicleta for furtada ou roubada, a polícia tem mais condições de encontrar o dono. Isso porque ainda não há, no Estado, um banco de dados com informações detalhadas de bicicletas, e mesmo quando a polícia encontra uma roubada não consegue identificar o dono para devolvê-la.

No ar desde o início deste ano, o Governo Digital (www.governodigital.pr.gov.br) integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único lugar, centenas de serviços ao cidadão, desde a consulta a assuntos relativos à carteira de habilitação até a consulta ao boletim escolar dos alunos da rede pública estadual.

 

Acesso

Para ter acesso aos serviços ofertados no Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.

Quem ainda não fez, pode procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro. Ainda assim, mesmo quem não cadastrou a biometria pode se conectar ao site para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.