em

Instrutor de trânsito deverá participar de reciclagem periodicamente, prevê PL

Instrutor de trânsito reciclagem
Embora a necessidade de curso de atualização já esteja regulamentada pelo Contran, é importante definir a medida em lei para fortalecer sua natureza jurídica. Foto: Depositphotos

Estabelecer a reciclagem obrigatória dos profissionais que trabalham com a formação de condutores. Esse é o tema do Projeto de Lei 137/21 que foi aprovado, nesta semana, pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Hercílio Coelho Diniz – MDB/MG, o PL pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a lei que regulamenta a profissão de instrutor de trânsito (Lei 12.302/10), para prever que examinadores, diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores, bem como todos os demais profissionais que atuem na formação, aperfeiçoamento ou reciclagem de condutores deverão participar de cursos de atualização em trânsito. O conteúdo, carga horária e periodicidade, conforme o PL, terão definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em intervalos não superiores a cinco anos.

Embora a necessidade de curso de atualização já esteja regulamentada pelo Contran, é importante definir a medida em lei para fortalecer sua natureza jurídica. A ponderação foi da relatora, deputada Helena Lima (MDB-RR). Ela propôs um substitutivo para adequar o Código de Trânsito Brasileiro, fazendo referência à lei que regulamenta o exercício da profissão de instrutor de trânsito, aprovada em 2010.

“Além disso, para alterar a própria lei, que exige a certificação em curso especializado para o exercício da profissão, para incluir a periodicidade dos cursos de atualização para os profissionais já habilitados”, explicou a relatora.

Justificativa do PL que prevê reciclagem de instrutor de trânsito

Conforme o autor, o objetivo do PL é garantir que os novos motoristas e também aqueles que estejam em processo de readequação recebam orientação e treinamento de profissionais devidamente atualizados e capacitados. “Já temos uma regulamentação bastante detalhada sobre os conteúdos e cargas horárias das atividades de treinamento e reciclagem dos condutores, bem como sobre as formas de avaliação teórica e prática. O que nos falta, entretanto, é a garantia de que essas atividades sejam preparadas e ministradas por profissionais realmente capacitados. E, a nosso ver ainda mais importante, atualizados”, justifica.

O deputado destaca, ainda, que o trabalho de um instrutor de trânsito é muito importante para o aluno e para a sociedade.

“O instrutor tem o papel de conscientizar seus alunos sobre as melhores práticas na direção, pensando no bem coletivo e contribuindo para a segurança no trânsito”, conclui.

Tramitação

O projeto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.