O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) publicou os dados atualizados sobre os 17 eixos que permeiam os desafios das cidades brasileiras.
O quarto eixo é o da educação, tema escolhido pela redação do jornal Diário dos Campos e portal DCmais para iniciar uma série de reportagens sobre os resultados da cidade de Ponta Grossa.
De acordo com os dados do IDSC-BR, Ponta Grossa tem nota 5, considerada média, e que indica que a cidade ainda tem diversos requisitos a serem melhorados.
Itens a melhorar
Um dos requisitos que o portal aponta que a cidade deve melhorar é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais de formação dos alunos.
Questionada sobr o tema, a Prefeitura de Ponta Grossa apontou a pandemia como um dos principais fatores para essa avaliação. “Houve uma evolução nos últimos anos, que foi freada pelo advento da pandemia em todo o país – embora Ponta Grossa tenha registrado perda residual nesse processo. O município está realizando um conjunto de políticas públicas que contribuem efetivamente para a formação do aluno, o que se refletirá naturalmente no IDEB, tanto o deste ano quanto dos próximos, após enfrentarmos um contexto de defasagem educacional, devido à pandemia de covid-19”, explica a Secretaria Municipal de Educação.
Desafios da educação e investimentos
“Nossos desafios, como exemplo, estão hoje ligados à inovação e uso de tecnologias em sala de aula, a recomposição da aprendizagem dos alunos ainda afetados pela pandemia, a ampliação das metodologias ativas, bem como o ensino com equidade para todos nossos alunos e alunas”, declara a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.
O governo municipal ainda destaca que estão em construção novas unidades, visando a ampliação das vagas e a universalização do acesso à creche – até os 3 anos de idade – para toda a demanda existente na cidade. Ainda estão em fase de construção, licitação ou projeto oito Centros Municipais de Educação Infantil para a criação de 1,5 mil novas vagas para o atendimento de 100% das famílias que precisam deste atendimento.
Requisitos com avaliação acima da média:
Entre os 18 requisitos que o portal avaliou na área da educação, cinco deles aparecem com nota acima da média:
– Acesso à internet nas escolas do ensino fundamental e médio, na rede pública;
– Professores com formação em nível superior – Educação Infantil – rede pública;
– Professores com formação em nível superior – Ensino Fundamental – rede pública;
– Prova Brasil – Língua Portuguesa – anos iniciais do Ensino Fundamental – rede municipal;
– Prova Brasil – Matemática – anos iniciais do Ensino Fundamental – rede municipal;
– Taxa de distorção idade – série no Ensino Fundamental – rede pública.
Requisitos com avaliação abaixo da média:
– Escolas com dependências adequadas a pessoas com deficiência;
– Escolas com recursos para atendimento educacional especializado;
– Jovens com ensino médio concluído até os 19 anos de idade;
– Razão entre o número de alunos e professores na pré-escola;
– Razão entre o número de alunos e professores no ensino fundamental;
– Analfabetismo na população com 15 anos ou mais;
– Centros Culturais, casas e espaços de cultura;
– Crianças e jovens de 4 a 17 na escola.
O Programa
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, o acordo é uma agenda comum para nações de todos os continentes para promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.
Através desses resultados, as cidades brasileiras podem realizar adequações e mudanças para melhorarem os serviços públicos em diversas áreas.
*A Secretaria Estadual de Educação (SEED) também foi questionada pela reportagem sobre a avaliação e resultados apresentados na pesquisa. Até o fechamento desta matéria as questões não foram respondidas.
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