em

Brasil tem só 11% das crianças de até 5 anos vacinadas contra Covid, aponta Fiocruz

Foto: Arquivo DC

A meta da vacinação infantil contra Covid continua muito aquém do esperado, mesmo sete meses após a ampliação da oferta para todo o público-alvo.

Segundo dados do boletim Observa Infância, produzido pelo Icict (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), só 11,4% das crianças abaixo de cinco anos apresentam o esquema vacinal completo (duas doses de Coronavac para crianças de 3 e 4 anos ou três doses da Pfizer pediátrica para bebês de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A taxa representa pouco mais de 5,29 milhões de doses aplicadas. A população estimada no país para 2023, nesta faixa etária, é de 13.122.252 crianças.

Considerando as diferenças entre as faixas etárias, a disparidade é ainda maior nos bebês de 6 meses a 2 anos, com apenas 2,9% deles com esquema completo (três doses), contra 21,7% nas crianças de 3 e 4 anos.

Em relação ao total de doses aplicadas nessa faixa etária, a vacinação com esquema completo representa menos de um terço (28,1%) das doses aplicadas. Já o percentual de primeiras doses aplicadas é cerca de três vezes maior.

Os números chamam a atenção, principalmente considerando que a Covid tem um alto risco nesta faixa etária.

Com informações do Portal Banda B, parceiro e conteúdo do Diário dos Campos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.