em

Livro sobre a história da Polícia Militar é lançado na Assembleia

Foto: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta quinta-feira (03) o lançamento do livro que conta a história da Polícia no Paraná. O livro Polícia Militar do Paraná – Origem e Evolução – 1854-1917 – Vol. I, foi escrito por Valter Ribeiro da Silva e Daniel Gonçalves Conde. A obra foi lançada Espaço Cultural da Assembleia e contou com a participação dos autores, de familiares, de membros da corporação e da sociedade civil. Também estiverem presentes na solenidade representes de parlamentares, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Uma das fontes para a pesquisa foram as leis aprovadas pelos deputados estaduais paranaenses. Foram consultados, por exemplo, os relatórios apresentados à Assembleia Legislativa pelos presidentes e governadores da Província por ocasião da abertura das sessões legislativas. Também constam no livro trechos de debates entre os parlamentares estaduais, especialmente no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Força Policial. Uma das curiosidades que a obra traz é que a Polícia Militar foi a primeira instituição criada no Paraná, em 10 de agosto de 1854.

Desta forma, os documentos da Assembleia foram importantes para a elaboração da obra. “O lançamento do livro aqui na Assembleia é muito importante pra nós, pois a base do nosso livro são os relatórios dos presidentes da província. E esses relatórios eram apresentados justamente aos deputados estaduais, na época deputados provinciais. Então, há uma participação direta desta Casa de Leis na edição e debates das leis que ao longo do tempo foram construindo o que nós temos hoje da Polícia Militar do Paraná”, explicou o Major Valter Ribeiro da Silva, um dos autores do livro.

O primeiro volume da história da corporação situa a evolução da Polícia Militar no contexto da emancipação política do Paraná e do período provincial. Além disso, trata dos primeiros símbolos do Estado, como a bandeira e o brasão, que datam de 1892 e 1902, respectivamente. A história da PM-PR terá continuidade em um segundo volume, que abrangerá o período de 1918 até a atualidade. A obra tem a previsão de lançamento no ano que vem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.