em

Exposição fotográfica virtual retrata vida da Família Bianchi

Uma das fotografias do acervo disponível na exposição. Foto: divulgação.

Iniciando uma série especial sobre o Fundo Foto Bianchi, o Museu Cenas de Ponta Grossa recebe a exposição virtual ‘Família Bianchi’, com curadoria de Rafaela Prestes. As imagens, que estão disponíveis no site do Museu, constroem uma narrativa sobre a vida pessoal desta família, através de cenas posadas registradas no início do século XX em Ponta Grossa. As fotos fazem parte do projeto ‘Digitalização e exposição do Fundo Foto Bianchi’, da Estratégia Projetos Criativos, que tem o apoio da Casa da Memória Paraná.

Leia também: Nota Paraná procura dois moradores de PG premiados com R$ 10 mil

Rafaela reuniu para essa primeira exposição imagens que retratam o núcleo familiar do fundador do Foto Bianchi, Luiz Bianchi, e sua família. As 16 fotografias apresentam cenários como os locais de trabalho e moradia, autorretratos, filhos e cenas cotidianas. Dessa forma, o público vai poder compreender os contextos culturais e sociais presentes nas imagens escolhidas para abrir a série de seis exposições virtuais que serão lançadas ao longo dos próximos meses.

Segundo a curadora, nesta exposição “é possível demonstrar que compartilhavam do desejo comum de qualquer outro indivíduo: o de produzir a permanência de memórias especiais por meio do recurso que lhes era válido – a fotografia, afim de eternizá-las e apresentá-las repetidas vezes em ocasiões diversas”. A digitalização e catalogação das imagens ficou a cargo da historiadora Vitória Gabriela de Oliveira.

“Esta série expositiva capta a relevância da produção da Família Bianchi para a  exploração, identificação e apreciação de uma memória que já não é mais individual, mas tornou-se, ao longo do tempo, uma memória coletiva. Luiz, Rauly e Raul Bianchi – avô, filho e neto – ocuparam-se de fotografar profissionalmente pessoas, eventos e paisagens de Ponta Grossa durante suas vidas. Três gerações que escolheram a fotografia como meio de subsistência familiar e que deixaram um legado a ser explorado”, conta Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos.

O acervo em questão, sob guarda da Casa da Memória Paraná, é constituído por 45 mil negativos de chapa de vidro e celulose flexível, ainda em processo de higienização e catalogação. Atualmente, mais de 1.000 destas fotografias integram o acervo virtual do Museu Cenas de Ponta Grossa, iniciativa da ABC Projetos Culturais.

O projeto ‘Digitalização e exposição do Fundo Foto Bianchi’, da Estratégia Projetos Criativos, tem patrocínio do Sicredi por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), política pública da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.